23 Jan: Flip book e Muan

Olá a todos (as)!

Bem, já que na última aula conhecemos os grandes feras da animação (Blu Blu, Norman McLaren, etc), começamos a aula do dia 23, digamos assim, com o pé no chão. Vimos algumas animações feitas por alunos da escola municipal André Urani, na Rocinha, em ocasião de uma oficina, também ministrada pelo Ricardo Elia, no “Anima escola“. O primeiro vídeo que assistimos se chama “Cidade morta”, não consegui encontrar na rede, mas é um curta bem simples com um resultado muito bom, e mais: feito numa oficina bem parecida com a nossa!  Ricardo falou, ao mostrar o vídeo, que o importante é terminar, criar uma trama e emocionar as pessoas. Outra dica que o instrutor deu foi sobre a trilha sonora, alguém aí toca um violão? Então, vamos usar nossas habilidades para criar uma trilha sonora original! Ainda estamos longe da produção do nosso filme, mas é melhor já irmos pensando nessas coisas, mas não precisam ficar ansiosos, muita calma nessa hora.

Depois de assistir ao “cidade morta”, vimos o “O imaginador” que infelizmente também não encontrei na rede. Mas, quem puder ver, vale à pena, da mesma maneira do primeiro, ele é simples em sua produção e bacana em sua narrativa.

Mas, então, lembram daquele exercício que fizemos na última aula, a dobradinha? Fizemos com duas páginas, nele o nosso objeto/personagem que desenhamos fez apenas um movimento. Pois, nessa aula demos um salto, fomos da dobradinha ao Flip book.

Segundo o blog Estúdio escola de animação o “Flip book ou livro filme é uma série de imagens organizadas sequencialmente em blocos ou cadernos que resulta numa animação quando as páginas são viradas rapidamente, simulando movimento ou alguma outra alteração. Mas, para que isso aconteça, a leitura tem que acontecer da esquerda para a direita, ou seja, de trás pra frente. Assim, o espectador olha para o mesmo ponto e acompanhar o movimento, segurando o livro com uma mão e folheando as páginas com o polegar da outra, com velocidade suficiente para a ilusão de trabalhar. Por isso, flipbook em alemão é Daumenkino , literalmente “polegar cinema”.

Na página www.estudioescola.com.br/index.php/2012/08/21/flip-book-animacao-na-ponta-dos-dedos você vai encontrar exemplos de filmes feitos com essa técnica e muito mais!

O nosso Flip book feito em sala de aula teve 50 páginas. Foi fácil fazer, usamos:

1 bloquinho de 50 folhas em branco

1 lápis, caneta ou alguma coisa que risque o papel.

e a criatividade.

Não foi preciso criar uma história, mas sim um movimento, por mais que achemos muito, 50 folhas não é nada para um filme animado.

A princípio usamos “o registro” aquela técnica que também utilizamos na dobradinha. É muito simples, para desenharmos a segunda posição de um objeto/personagem temos que ter o registro do anterior, ou seja, temos de ver onde o desenho anterior estava para fazermos a continuação do movimento. É importante verificar sempre a posição do desenho anterior para que o movimento não perca o sentido. E assim fizemos 50 desenhos.

Fizemos muitas fotos desse dia. Acesse nossa página no facebook para vê-las.

Ainda com Flip Book, vimos o filme “Biology notes”, dica de Marcos Magalhães.

Mas a aula não acabou no Flip Book, não. Também conhecemos o programa Muan, um dos programas mais usados para stop motion. Este software é livre, portanto pode ser baixado aqui. Quem foi na aula ficou por dentro de como usar o programa com super dicas do instrutor. Mas se você não foi ou quer dar uma relembrada há vários tutoriais do software, um deles é esse aqui:

 

Por fim, Thiago nos passou um desafio: fazer uma interpolação, faremos um objeto se transformar em outro. Mas como?

Thiago propôs que cada um fizesse um desenho com duas cópias,esse desenho é chamado de chave. Quando terminamos, entregamos uma das cópias para o colega ao lado. O desafio estava em fazer com que o meu objeto se transformasse no objeto que o colega me deu num espaço de três quadros.

Ele desenhou um exemplo no quadro para ficar mais claro, note que o boné vai gradualmente se transformando no celular:

desenho Thiago

A dica é começar pelo desenho do meio.

Não esqueçam de entrar no nosso grupo do facebook!

Na aula que vem a biblioteca vai nos oferecer vários livros que tenham a ver com animação para empréstimo, por isso quem quiser fazer a carteirinha da biblioteca leve um comprovante de residência e identidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s