30 Jan: Alguns princípios básicos da animação

Logo_Loop_640X480_Title_01_001

Os animadores, em geral, são aficionados pelo caminhar de seus personagens. Na aula da última quinta (30) assistimos ao caminhar de vários personagens famosos no mundo da animação, esse vídeo e muitos outros estão no “Manual de sobrevivência do animador”. O autor, Richard Williams, produziu uma coleção de dvds com os princípios da animação. A coleção faz juízo ao nome, ela realmente é um manual de sobrevivência para quem quer seguir neste trabalho.

Mas, vamos ao que interessa, ao trabalho! Vimos que na animação há alguns princípios básicos, aqui vamos relembrar de alguns, aqueles das quais falamos em sala de aula.

O primeiro princípio falado foi o esticar e amassar (Squash and Stretch):É um dos princípios mais importantes, pois mostra como o objeto muda ao se locomover. veja no vídeo abaixo:

Fizemos esse exercício da bolinha em sala de aula. Vejam como ficou o vídeo da Fernanda:

O segundo princípio falado foi o da Antecipação (Antecipation): Para que o espectador entenda o movimento do objeto/personagem, temos de mostrar uma sequência de ações, ou seja, as pessoas devem estar preparadas para o próximo movimento antes que ele ocorra. Um bom exemplo é o personagem  do filme “O máscara”, antes de correr, ele jogava o corpo para o lado oposto da direção para onde correria. Se formos trazer para a nossa realidade, a antecipação seria como o impulso que damos para caminhar, ou o impulso que um tenista pega para bater na bola. Podemos reparar a antecipação nesse vídeo quando o super homem voa:

Já nesse vídeo o autor deixa visível o “rastro” de todos os frames que dão o movimento à bola e também nos evidencia o terceiro princípio comentado em sala de aula, o princípio da aceleração e desaceleração, onde temos a dosagem da velocidade do objeto/personagem. Lembrando que quanto maior o espaço entre um frame e outro, mais devagar é o movimento do objeto/personagem.

Combinamos que na próxima aula os grupos divididos em sala vão trazer uma cena. Cada pessoa do grupo ficou responsável pela animação de um elemento da cena. Queremos ver!

Para saber mais sobre os princípios básicos da animação por Disney, clique aqui

Anúncios

Um comentário sobre “30 Jan: Alguns princípios básicos da animação

  1. Pingback: 13 Fev: Cinema e animação | Regiões Narrativas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s