06 Fev: Animação com massinha

Começamos nossa aula do dia 06 de Fevereiro falando de música, uma maravilha! Mas, o que teria a ver a animação com a música? Você pode estar se perguntando.

A resposta para essa questão é a pausa, o silêncio, o ritmo. Na música o silêncio é tão importante quanto as notas musicais, o silêncio pode ditar o ritmo da música. Ele pode nos passar a sensação de agitação ou calma quando há muitas pausas entre uma nota e outra. Já na animação, a pausa é como uma respiração, ela dá o sentido ao movimento. A pausa é usada como ferramenta pelo artista para se chegar ao resultado desejado. Você pode dar vários significados a um movimento somente variando os intervalos de pausa de sua animação.Portanto, a pausa está para a animação assim como o silêncio está para a música.

Se você, leitor, fizesse um vídeo no ritmo de uma música, qual seria? Se fizesse um vídeo inspirado na música Clair De Lune – música que ouvimos durante a aula – qual seria o ritmo do seu vídeo? Teria movimentos leves ou abruptos?

No vídeo abaixo, além de desfrutar da linda música de Claude Debussy, você pode notar que há uma pontuação gráfica indicando as notas musicais, note que não precisa ser um “expert” em teoria musical para perceber os silêncios. Para acompanhar tais silêncios repare nos espaços em preto (no gráfico) entre algumas notas.

Um outro vídeo que assistimos foi o Geri’s games, uma animação premiada, seu diretor e roteirista é Jan Pinkava. Note que o ritmo nela é crescente. Quanto mais rápido o movimento, mais o personagem do vovô Geri fortalece a dupla personalidade durante o jogo de xadrez.

Dito isso, mão na massa! Na segunda parte da aula colocamos, literalmente, as mãos na massa. A cena que planejamos, anteriormente, do flip book foi para a massinha. Tivemos ótimos resultados! Dividida em três grupos a turma produziu três cenas.

Animaçao-06fev14-FT_KitaPedroza 01 Animaçao-06fev14-FT_KitaPedroza 02 Animaçao-06fev14-FT_KitaPedroza 04 Animaçao-06fev14-FT_KitaPedroza 20

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s