13 Mar: O começo de uma nova história

Por Michel Silva

Na aula de animação no dia 13/03 foi eleita, dentre as ideias postas na aula anterior, a ideia que dará origem ao filme de final de curso da turma! Os professores Ricardo Elia e Thiago Macedo iniciaram a aula apresentando aos alunos um efeito conhecido como “Kuleshov”. O efeito consiste em uma edição de vídeo demonstrando um rosto de um ator sem expressões intercalado a imagens que atribuam significado ao espectador. Na experiência de Kuleshov, foram usadas as imagens de um prato de sopa, seguida pela de uma criança dentro de um caixão e, em seguida, a de uma mulher num sofá. A impressão que temos é a de que o rosto exibido entre as apresentações dessas três imagens têm significados diferentes a cada momento, mas na verdade a imagem do rosto é a mesma. Essa percepção se deve à nossa interpretação com relação à cena apresentada.

O efeito Kuleshov deve seu nome ao russo Lev Kuleshov, cineasta e teórico do cinema que elaborou a maior parte de seu trabalho entre o final da década de 10 e o início dos anos 40. Ele fez parte da Escola de Cinema Moscovita, em suma, um grupo de jovens artistas e pensadores que se dispuseram a desenvolver uma linguagem própria para o cinema, separada das amarras da exibição teatral.

Após conhecerem um pouco mais da lógica de montagem de um filme, os alunos se reuniram em um círculo com os professores para discutir o projeto final do curso de animação.

  A ideia eleita pela turma para a produção do filme será a história de um garoto que faz uma tatuagem e se arrepende. A história promete misturar drama com humor negro. Em cerca de 30 minutos de conversa, a história se desenvolveu.

  Segundo a aluna Kely Gomes, a história era para ser um drama mas alguém a tornou em comédia. O professor Ricardo destacou que durante o Carnaval, esse tema foi muito lembrado por ele pois “é fácil de ser fantasiado”. O jovem do filme é um jovem menor de idade que pretende fazer uma tatuagem no braço. O tatuador é um amigo dele que não possui nenhuma experiência com desenhos. O jovem pede uma tatuagem de caveira mas o amigo desenhou uma “Hello Kitty”. A tatuagem possui um mistério. Esta parte é necessária para prender a atenção do telespectador. Para o professor Ricardo, o filme pode ou não ter diálogo. Diante disso, Thiago exemplificou ao falar do modo de som do jogo The Sims que tem uma língua própria e mesmo assim todos entendem o que está sendo dito pelos personagens do jogo por causa de suas expressões. Logo, ficou acordado que o protagonista do filme é a tatuagem. O filme terá duração média entre 1 minuto e 1m30s. A aluna Flavia Coda ficou responsável por escrever a sinopse do filme. Os desenhistas serão os alunos Paulo, Adilson e Rossy. O restante do grupo será dividido na aula do dia 20/03.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s