8 Mai: A história da fotografia e os gêneros fotográficos

Nessa aula, demos continuidade à linha do tempo da fotografia e terminamos a exposição de todos os gêneros fotográfico. Como vemos no resumo a seguir:

 

#

1907: Início da comercialização do primeiro filme colorido. Ele era chamado de Autochrome e era “tingido” com extrato de batata.

foto

#

1923: Foi inventado o flash fotográfico. Os primeiros eram de magnésio. 

primeiro flash

#

1925: Lançamento da primeira câmera 35mm, da Leica. Sólida, pequena e fácil de usar, a Leica introduziu o padrão das modernas câmaras fotográficas.

#primeira leica

1948: Lançamento da câmera instantânea, Polaroid. A revelação era feita na hora, por uma bolsa de fluidos químicos, que estourava e espalhava os fluidos pela moldura plástica de formato característico.

polaroid

#

1957: Lançamento da primeira câmera Reflex, pela empresa Asahi Pentax, a Asahiflex IIB.

reflex

#

1959: Lançamento da primeira câmera totalmente automática pela empresa AGFA. A Optima.

Agf

#

1973: A Fairchild Semiconductor cria o primeiro chip CCD. Ele pesava mais de 3 kg, gravava em preto e branco, tinha resolução de 0.01 megapixels (10 mil pixels) e precisava de 23 segundos para capturar uma imagem.

chippccd

#

1981: O conceito de fotografia digital surgiu com a guerra fria e com a corrida espacial. Afinal de contas, como fotos do espaço e do país rival poderiam ser tiradas há milhares de quilômetros de se o filme não poderia ser trazido à Terra para ser revelado?

#

#

Gêneros Fotográficos (cont.)

Moda

Apresenta peças de vestuário, cria e divulga tendências através dos modelos. Abaixo uma foto do fotógrafo Irving Penn que trabalhou durante décadas para a revista Vogue.

moda

Eventos

Fotografia de casamentos, festas de 15 anos, congressos, dentre outros eventos onde as pessoas se unem para celebrar. A Família Aszmann- húngaro brasileiros é referência quando se fala nesse gênero. É um dos grupos de fotógrafos mais famosos nesta área no Brasil.

social evento

Científica

Fotografia a serviço da ciência, para registrar espécies, indivíduos e comportamentos. Pode ser macrofotografia ou microfotografia, onde a câmera é acoplada ao microscópio. O fotógrafo Masaru Emoto é referência quando se trata do gênero, ele fotografou várias moléculas de cristal de água congelados.

científica

Paisagens

Paisagens naturais, florestas, animais. Exercem forte impacto ao público pois trata de temas que sensibilizam as pessoas e geralmente são feitas em plano aberto, trazendo a natureza para o olhar do humano. São fotógrafos que trabalho com esse gênero: Ansel Adams, Araquem Alcântara, Sebastião Salgado

paisagens

.

Espetáculos

Registra shows, peças de teatro, apresentação de dança. Demanda auxílio de tripé e câmeras com lentes claras. Ex: Rany Carneiro.

espetaculos

Arquitetura

Fotografia para dar ênfase à forma, dimensões e estrutura de prédios, monumentos. A preocupação com o equipamento e com o posicionamento da câmera sãos necessários para não distorcer o objeto. foto: Joana França.

arquitetura

Obras de arte

Registro de obra de arte. Se preocupa em registrar de forma fiel obras como pinturas, desenhos, esculturas.

Ex: Wilton Montenegro, Vicente de Melo.

obras de arte

Nu artístico

Mostra a estrutura corporal humana, ressaltando a beleza e os movimentos, bem como trabalha com deformação do corpo como conceito. Ex: JR Duran, Robert Mapplethorpe.

nu artístico

Publicitário

Tem objetivo de ressaltar as características de objetos, por exemplo. Em geral com fins de venda de algum produto ou ideia. Foto de David La Chapelle

publicidade

Retrato

Busca captar a essência do retratado, o que ele possui de mais rico para as lentes do fotógrafo.Ex: Annie Leibovitz, Ira Rosemberg.

retrato

Esporte

Mostra a emoção do esporte, os esportistas envolvidos e os momentos decisivos, antes do grande “lance”. É importante sempre estar atento aos mínimos detalhes. Ex: Fábio Bitão, Jaider Lozano.

esportes

Para ver os outros dois gêneros citados em aula (fotojornalismo e fotodocumentarismo), reveja nosso post anterior em: http://migre.me/jddxT

Linha do tempo da câmera fotográfica: discoverybrasil.uol.com.br/equipamentos/timeline.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s