Estreia cineclube Regioes Narrativas!

O cineclube é um espaço de apreciação e debates de filmes. Há cineclubes por toda parte do mundo desde que o cinema é cinema. No Brasil há mais de 300 cineclubes espalhados pelo território nacional, atualmente. Portanto, o nosso laboratório não poderia ficar de fora dessa, não é? O intuito do nosso cineclube é dar oportunidade aos alunos de terem repertório maior de documentários. Tendo em vista que para se fazer um filme é preciso ter referências de outros.

Nosso cineclube será quinzenal, sempre as terças feiras, das 17 às 20h. Em algumas sessões teremos convidados para debater com a turma.

Neste link você encontrará um histórico do cineclubismo no Brasil.

Na nossa primeira sessão exibimos o documentário de Eduardo Coutinho, “Edifício Master.

masterEdifício Master é um filme documentáriobrasileiro de 2002, dirigido pelo cineastaEduardo Coutinho, sobre um antigo e tradicional edifício situado em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, que tem em média 500 moradores .

Eduardo Coutinho foi um dos documentaristas mais importantes de sua geração, e se caracteriza pela forma direta na produção de seus documentários, sem a utilização de muitos efeitos.

Na produção de Edifício Master, o diretor e sua equipe mantiveram-se durante três semanas dentro do edifício , literalmente morando lá, com a intenção de que ocorresse uma ambientação entre a equipe que produzia o documentário e os moradores. Apesar do edifício Master estar localizado em uma área nobre da cidade do Rio de Janeiro, em Copacabana, a maioria de seus moradores pertence às classes médio-baixa e baixa, principalmente comparando com a realidade da sociedade carioca. Os moradores do edifício são pessoas provenientes de diversos locais e origem, com idades diversas, e com diversas histórias de vida, mas habitando todas em um mesmo local. Estes mesmos moradores raramente se vêem, ou nem sabem da existência um do outro .

A identidade dos moradores, suas particularidades, suas condições e formas de vida são retratada no edifício através de sua estrutura física, com misteriosos corredores. O ambiente é de decadência. Uma palavra que caracteriza o filme Edifício Master é diversidade.

de Wikipedia.

Bem, para quem perdeu a sessão, vale a pena dar uma conferida no youtube!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s