04 Set: Organizando material pesquisado

Na aula passada, começamos a organização de todo material de pesquisa produzido pelos grupos. Mas o que faremos com esse material? A partir dele, a gente terá uma noção mais acertada a respeito dos nossos personagens, locações, formatos a serem seguidos e a história que queremos contar. É a partir desse material que também começaremos a estrutura de um roteiro. Mas antes de adentrarmos nessa questão, para refrescar um pouco a mente, antes de colocarmos as mãos à obra, assistimos a trecho de dois filmes bem distintos entre si, o primeiro se chama “Xapiri”e o outro se chama “Coutinho Reporter”

Xapiri é um termo yanomami para designar tanto os xamãs, os homens espíritos (xapiri thëpë) quanto espíritos auxiliares (xapiri pë). Xapiri é um filme experimental sobre o xamanismo yanomami, realizado por ocasião de um encontro de 37 xamãs na aldeia de Watoriki, Roraima, em março de 2011. O filme foi concebido de modo a levar em conta duas noções diferentes de imagem: a dos yanomami e a nossa. Não se trata, pois, de explicar o xamanismo, seus métodos ou procedimentos, mas de tornar visível e sensível, para públicos de culturas diferentes, o modo segundo o qual os xamãs “incorporam” os espíritos, seus corpos e suas vozes.

Direção: Leandro Lima e Gisela Motta, Laymert Garcia dos Santos e Stella Senra, Bruce Albert/ Fotografia: Leandro Lima/ Montagem: Leandro Lima, Gisela Motta/ Som: Marcos Wesley de Oliveira, Leonardo Rosse/ Trilha: soundtrack Xamãs/ Yanomami, Comunidade de Watoriki/ Produção: Cinemateca Brasileira, Instituto Socioambiental/ Realização Laboratório de Cultura e Tecnologia em Rede/i21, Hutukara Associação Yanomami

 

Em Coutinho Repórter há uma conversa franca com Eduardo Coutinho. O cineasta analisa o período que trabalhou no Globo Repórter, da TV Globo. Em plena ditadura militar realizou documentários de forte cunho social. Com esta experiência torna-se documentarista. Depois desse período, Coutinho finaliza seu filme mais importante: Cabra Marcado Para Morrer.

Duração: 25’00″/ Diretor: Rená Tardin/ Produtor: Rodrigo Séllos e Rená Tardin/ Ano: 2010/ Montagem: J.C. Oliveira e Rená Tardin/ Som Direto: Amanda Vieira de Mello/ Fotografia: Pablo de Moura

 

 Sempre assistimos filmes porque é essencial para quem quer fazê-los. Como já disse num post anterior, para você identificar qual é o seu estilo é necessário ter um repertório grande de filmes assistidos para se inspirar.

Mas vamos ao que interessa, ao assunto que da nome a esse post: Como organizar nosso material de pesquisa!

Na semana que passou todos os grupos foram atrás de informações a respeito do seu tema. Pedimos para que os grupos respondessem às questões: O que aconteceu? Quem estava envolvido? Onde? Como? e por que? ( para ler mais a respeito click aqui). Depois pedimos para que fizessem um story line da sua história, um resumo em até 5 linhas. Pedimos também para que procurassem por materiais de arquivo, pré-entrevistas, pesquisa de campo e etc.

Pronto! depois disso tudo feito, como vamos organizar todas as informações? Cada grupo preencheu os seguintes itens:

Pesquisa

1- Fatos (quais são os fatos que movem o filme)

2 – Formato, tipo de documentário (com qual filme o seu se parece mais?)

3- Locações (em quais lugares vamos gravar?)

4 – Personagens (quais são os nossos personagens e quais são as suas histórias)

5 – Texto ( vai ter alguma narração, o que o locutor vai dizer? Ou terá alguma cartela com texto?)

Captura de tela de 2014-09-08 15:01:57

Exemplo de cartela. Filme Ilha das flores de Jorge Furtado.

 

6 – Material de arquivo (todo tipo de material que não for produzida pela equipe)

7 – Imagens (quais imagens vamos produzir? Vai ter entrevista?)

 

Tendo essas informações em mãos, partiremos para a escaleta! Mas isso é assunto para a próxima aula.

 

 

Pesquisa: roteiro de “Ilha das Flores”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s