25/09: Planos de câmera

Nas últimas aulas construímos o roteiro dos quatro documentários a serem realizados, além disso, pensamos na produção deles, ou seja, tudo o que é necessário para que eles sejam realizados: combinamos horários com os entrevistados, corremos atrás de autorizações para gravar na biblioteca e em outros locais, organizamos os equipamentos necessários assim como material de consumo como baterias para microfone, autorizações de imagem, alimentação para equipe etc.

Agora, vamos pensar no que ficará registrado pela câmera, vamos sair do “o que” (no caso do roteiro) gravar para o “como” (que é o que nos mostra a decupagem de direção) gravar. Antes de ligar a câmera há muito o que se planejar. Não é porque estamos fazendo documentários que o enquadramento não deve ser planejado.

Bem, para planejar onde a câmera vai ficar e o que vai acontecer diante dela, vamos primeiro entender como é feita a decupagem de direção por planos. No vídeo abaixo, um tutorial do midialab, há uma breve explicação sobre o que são os planos na linguagem cinematográfica.

 

Para executar bem os planos escolhidos, é desejável entender como fazer um bom enquadramento:

A noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar também é determinar o modo como o espectador perceberá o mundo que está sendo criado pelo filme. Quem enquadra bem, com senso narrativo e estético, escolhendo acertadamente como as coisas e as pessoas são filmadas em cada plano do filme, tem meio caminho andado para contar uma boa história com o cinema. Quem não sabe enquadrar está desperdiçando uma ferramenta fundamental da linguagem do seu filme e deveria procurar outra coisa pra fazer na vida. de: http://www.meuprimeirofilme.com.br

Em nosso grupo do facebook você encontrará os slides da última aula.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s