Glossário

Aqui temos os significados de algumas palavras chaves do universo da animação das quais falamos na oficina.

A

ACELERAÇÂO E DESACELERAÇÃO: É a velocidade do movimento de seu objeto/personagem. Uma vez que o animador desenhava cuidadosamente seus extremos, pensando no tempo decorrente da ação como um todo, precisava indicar ao intervalador como seriam feitos os intervalos. Usava então uma “chave de intervalação” Através de indicações na “chave” o movimento se desenhava ao longo da animação.Colocando os intervalos perto dos extremos se consegue um resultado interessante com o personagem indo rapidamente de uma pose à outra.

ANTECIPAÇÃO: Quando as pessoas estão assistindo a um desenho, elas não entenderão o que está ocorrendo se não houver uma seqüência de ações que levem claramente de uma atividade a outra. As pessoas devem ser preparadas para o próximo movimento e esperá -lo antes que este ocorra. Deve ocorrer uma antecipação. Como na vida real, poucos movimentos ocorrem sem a antecipação. Sem ela os movimentos não teriam força. Pense num tenista, jogador de basebol, basquete ou futebol, todos antecipam o movimento em direção oposta antes de dar a tacada, o chute, etc.

C

CONTINUIDADE E SOBREPOSIÇÃO DA AÇÃO:  É o principio do follow thru (movimento seqüencial). Se o personagem tem elementos como orelhas grandes, cauda ou casaco, estas partes continuam a se mover mesmo após a figura ter parado. O movimento de cada elemento terá um tempo diferente de acordo com seu peso e características.

COMPRIMIR E ESTICAR: Qualquer figura viva demonstra mudanças considerável na sua forma ao se deslocar durante uma ação. O rosto de um personagem ganha mais vida quando as formas dos olhos, bochechas e lábios mudam de forma com a utilização do Squash & Stretch (comprime e estica)

D

DOBRADINHA: animação feita em uma tira de papel dobrada com apenas 2 desenhos. Você pode ter a ajuda de um lápis para movimentar a primeira página.

E

EXAGERO: O exagero é essencial para que se consiga uma boa comunicação. Mesmo nos personagens menos caricatos o uso do exagero no design, no squash & stretch, no follow though, e açõessecundárias,é fundamental. Quando se fala em exagero em animação devemos pensar em uma caricatura do real, um exagero da realidade para que se consiga uma melhor comunicação visual.

F

FRAME: Em Português: quadro ou moldura. É cada um dos quadros ou imagens fixas de um produto audiovisual. Em inglês, fala-se em “film frame” ou “video frame”, conforme o produto em questão tenha sido realizado em película (tecnologia cinematográfica) ou vídeo (tecnologia eletrônica, seja ela analógica ou digital). Em português, em geral usa-se o termo fotograma para as imagens individuais de um filme, reservando a palavra frame apenas para as imagens de vídeo, e utilizando quadro ou imagem para produtos audiovisuais genéricos, produzidos em qualquer tecnologia.

FRAME CHAVE: Keyframe. É o quadro chave, nele o animador determina onde a animação começa por quais posições passa e em que ponto ela termina.

FLIP BOOK: Animação em livro, tem o mesmo princípio da dobradinha, mas com um número bem maior de páginas.

M

MUAN: Software livre para animação em stop motion. Pode ser baixado gratuitamente aqui

P

PIXILATION: Técnica de animação em Stop motion com pessoas.

S

STOP MOTION: Animação feita quadro a quadro. A sequência dos quadros nos traz a ilusão de movimento.

Fonte: Os 12 princípios fundamentais da animação & Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s