Programa

A Estrutura do curso

Módulo 1 – Teoria e fundamentação sobre a fotografia

Introdução à história social da fotografia, estilos fotográficos e suas aplicações. Apresentação de nomes da fotografia internacional e nacional como referências visuais para os participantes, bem como de resultados ou produtos de projetos afins.

Conteúdos:

Apresentação de obras/referências estéticas sobre

.a fotografia mundial e seu contexto histórico;

.a fotografia nacional e seu contexto histórico;

.a fotografia aplicada, como ferramenta para fins de construção de cidadania, autonomia, valorização do território, no âmbito de alguns projetos sociais.

Demonstração relacional entre conceito, estética e técnica fotográfica.

Exercícios de percepção visual.

Módulo 2 – Técnica Fotográfica: Aspectos gerais e específicos

Introdução à técnica fotográfica- Parte 1

Noções das principais câmeras utilizadas na fotografia moderna e contemporânea, bem como para os principais estilos de fotografia; a relação com as principais lentes utilizadas para cada fim.

Introdução à técnica fotográfica- Parte 2

Conceitos sobre a técnica fotográfica relacionados à composição, perspectiva, paisagem, retrato e distância focal;

Introdução à técnica fotográfica- Parte 3

Conceitos sobre a técnica fotográfica relacionados a diafragma, obturador, profundidade de campo, balanço de branco e controle de foco.

MÓDULO 3- Saídas fotográficas e projetos narrativos

Conceituação de narrativas e memória- parte 1

Serão apresentados os principais conceitos sobre narrativa verbal e narrativa visual. Relacionamento com temas do cotidiano e memória e seus múltiplos significados.

Conceituação de narrativas e memória- parte 2

Continuação da conceituação sobre narrativa, relacionando com as fotografias produzidas pelos alunos.

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Saída fotográfica- experimentações

Experimentações imagéticas. A partir de pequenos grupos, alunos e professora farão a primeira travessia pela comunidade, tanto para experimentarem o uso do equipamento quanto para compreenderem como relacionar o uso da técnica com o trabalho de lapidação do olhar, da delicadeza em perceber o universo imagético rico ao nosso redor. Os percursos serão decididos em conjunto, de forma participativa.

Saída fotográfica- construções

Construções imagéticas. A partir de pequenos grupos, alunos e professora farão a segunda travessia pela comunidade, para começarem a construir os projetos de fotografia, delinearem os estilos e as escolhas de composição e estilo.

Saída fotográfica- elaborações

Elaborações imagéticas. A partir de pequenos grupos, alunos e professor farão a terceira travessia pela comunidade para fotografarem e elaborarem, contando com o envolvimento de alguns “personagens” destacados na Rocinha, os projetos fotográficos compartilhados.

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Exibição dos trabalhos

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